Networking - Rede de relacionamentos
“Como amigo tenho meus defeitos, mais como inimigo sou perfeito.”
por Cícero da Conceição Nunes
O melhor dos mundos é termos amigos e aceitarmos seus defeitos. De inimigos perfeitos queremos distância, não é mesmo?
Ter um bom amigo é mesmo um privilégio. E podemos contar nos dedos de uma única mão todos eles.
Ser um bom amigo é um privilégio maior. Ser confidente então, nossa! Sem palavras. Como é bom ter ou ser aquele amigo que ouve atentamente sem criticar ou expor os defeitos entretanto, capaz de ajudar no crescimento mútuo.
Ter inimigo não é um bom negócio e, portanto, precisamos evitá-los.
Uma estratégia muito interessante é termos aliados. Hoje dispomos de recursos online que possibilitam a construção de redes de relacionamentos com pessoas de mesma ideologia, religião, profissão, tribos, clãs etc.
Participo de alguns grupos de negócios e é muito interessante observar as oportunidades que surgem com esses contatos.
Agora, não basta você entrar em um desses grupos, é importantíssimo participar com ideias, projetos, sugestões, propostas entre outras atividades.
Se faça presente. Informe sempre, à sua rede de relacionamento, suas descobertas e suas novidades encontradas para a resolução de problemas diversos em sua área de atuação. É preciso ter em mente o seguinte: “Nós nos lembramos dos que estão próximos”.
Lembremo-nos também: Há um assunto específico para cada rede em que participamos. Não devemos misturar as estações, negócio com negócio, familiar com familiar, social com social etc. Utilize com sabedoria suas redes e aproveite esse canal de comunicação e exposição com inteligência, pois seus feitos o precederão.
Muitos negócios são realizados participando ativamente dessas redes de relacionamentos. Empresas têm utilizado desses expedientes para identificar seus futuros potenciais talentos.
Rede de relacionamento é uma vitrine onde você expõe seus pontos fortes e fracos. Então, cuidado com o que expõem e onde os expõem. A exposição é uma espada de dois gumes, tome cuidado e busque sempre opiniões com os que entendem do assunto.
Desenvolva sua própria rede de aliados, que com interesses em comuns, possam ajudá-lo na busca e no alcance de seus ideais e objetivos. Seja sempre leal e fiel aos valores que deseja imprimir aos outros, pois isso o fará digno da fidelidade e lealdade que receberá.
Sucesso!
Cícero da Conceição Nunes é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Psicologia Organizacional, com cursos voltados a aplicabilidade da estatística em sua área de atuação.