Descanso Diário e Semanal
“Importância do repouso revigorante - Seja mais produtivo.”
por Cícero da Conceição Nunes
O mundo moderno, com suas exigências escravagistas, tem-nos roubado esse preciso tempo de descanso. Somos escravizados às rotinas impostas pelas empresas, programas de televisão, internet etc. Você já deve ter observado que o dia de 24 horas é pouco para fazer tudo que nos é apresentado? Vivemos acelerados e consequentemente doentes.
Precisamos nos livrar dessas cadeias que nos prendem e descansarmos para garantirmos saúde, paz e felicidade a nós e aos nossos queridos familiares e amigos.
Precisamos dormir pelos menos 6 horas por dia nos 7 dias da semana, começando o mais tardar, ou preferencialmente, às 22 horas. Observe que aquele filme maravilhoso ou aquele jogo imperdível começa ou ultrapassa esse horário? Devemos observar e cuidar para não abusarmos.
Os cientistas descobriram que é no sono bem dormido que o nosso organismo entra numa intensa atividade bioquímica reparadora e restauradora, reduzindo os excessos e elevando aquilo que está em carência, sejam nutrientes, toxinas, radicais livres, metais pesados, mucosidades etc. Há também uma restauração do equilíbrio ácido básico e celular no campo das energias mais sutis, muito além apenas do metabolismo da glicose, das proteínas, dos minerais, das vitaminas e das gorduras.
Isso significa que o momento do sono é exatamente aquele em que o corpo e mente se restauram.
Precisamos nos policiar quanto a esses limites necessários ao nosso bem-estar.
Além de contarmos com o descanso diário é muito importante prestigiarmos o descanso semanal e utilizá-lo para recarregar as energias desprendidas nas atividades costumeiras do "dia-a-dia".
É imperativo parar! Parar para refletir nas coisas e pessoas ao nosso redor. Familiares e amigos que muitas vezes são esquecidos por conta da correria produzida em nossas vidas e por nossos afazeres.
Não importa a posição que ocupe. Seja ela a de presidente ou a de simples operário. Todos precisam descansar um merecido repouso por todo esforço empregado. E para recebermos soluções a problemas, que cansados não solucionaremos.
Você já deve ter recebido uma solução depois de acordar repentinamente na madrugada ou na soneca após o almoço, não é verdade? Isso é por acaso. Quando dormimos bem o cérebro trabalha para nos ajudar a termos qualidade de vida.
Quando falamos em descanso, não estamos promovendo o ócio, ou seja, não fazer nada. Mente saudável é mente em continua atividade.
Ao dedicarmos um dia por semana para um passeio no parque com toda a família, visitar um amigo, levar uma palavra de ânimo a um doente, ser solidário com os órfãos, viúvas e idosos, tenha a certeza, nossas energias se renovarão dando-nos forças para mais uma semana de trabalho. Seremos mais úteis no trabalho.
É curioso saber que o primeiro livro impresso e um verdadeiro "best-seller" nos revela algo impressionante sobre a importância desse tema, a saber: “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. ” Gêneses 2: 1-3
Utilize o descanso semanal para ter comunhão com seu Deus, com a natureza, com os seus familiares e com amigos. Você terá a recarga de suas energias físicas, mentais e espirituais.
Portanto, não permita que essa preciosa dádiva lhe seja tirada ou cerceada. Descanse diariamente e utilize o descanso semanal para fechar o ciclo semanal com chave de ouro.
Seja mais produtivo e preze pela qualidade dos seus serviços e de sua vida. É isso que garantirá sua empregabilidade. Reflita: "Apesar de os hospitais serem empresas, as empresas não são hospitais."
Sucesso a todos!
Cícero da Conceição Nunes é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Psicologia Organizacional, com cursos voltados a aplicabilidade da estatística em sua área de atuação.