Carreira Profissional
A sua galinha dos ovos de ouro
por Cícero da Conceição Nunes
“Que homem sortudo! Foi promovido e está ganhando mais.”
Em um livro, anos atrás, li a seguinte citação: “Sorte é o encontro do preparo com a oportunidade”.
Da definição acima de “sorte”, nós só temos ação direta no que diz respeito ao “preparo”, ou seja, nossas competências técnicas e comportamentais. São as organizações que disponibilizarão as oportunidades. Precisamos de preparo para tirarmos vantagem da oportunidade, quando ela surgir.
O preparo envolve ações de melhoria contínua. Diariamente surgem novos processos e/ou novas tecnologias que possibilitam resoluções de problemas antes insolúveis.
É preciso investir em nosso próprio desenvolvimento, técnico e comportamental, através de boas leituras, palestras, seminários, cursos de reciclagens e aprimoramentos e ações sociais. Desta forma sempre estaremos preparados para as oportunidades, quando elas aparecerem.
Acredite, a oportunidade só será observada por olhos treinados e atentos.
Diz o adágio: “Quer conhecer um homem, dê poder a ele!”. O poder é bom. Entretanto, ele pode corromper até mesmo um “bom homem”.
O poder é concedido a uma pessoa que demonstra qualidades intrínsecas, que atendam às necessidades e desejos de quem o outorga.
É provável que você conheça alguém que mudou depois de assumir uma posição de destaque. Começou a humilhar, a desprezar ou olvidar os relacionamentos. Agindo com soberba, empáfia, arrogância e desrespeito.
Estar preparado para o poder é de suma importância. O conhecimento técnico é essencial. Entretanto não é suficiente. É preciso competências comportamentais que garantam a manutenção do poder. São elas: comunicação, relacionamentos interpessoais, gerência de pessoas e processos, foco no cliente interno e externo, orientação para os resultados entre outras competências.
O poder é outorgado e, portanto, pode ser retirado. Lembra do "impeachment" do presidente Collor e recentemente da Dilma?
Quando um líder não está alinhado aos objetivos organizacionais, técnicos ou comportamentais, a alta direção exige correção das ações para realinhá-lo ou para demiti-lo.
Portanto, nossa carreira profissional depende única e exclusivamente de nós. As organizações podem nos ajudar em nosso crescimento profissional e ratifico ajudam mesmo. Entretanto, é nossa a responsabilidade de criá-la e mantê-la.
Dedique-se e tenha a certeza que sua carreira profissional será verdadeiramente a sua galinha dos ovos de ouro.
Acredite! Se você não cuidar dela com certeza ela morre e então “adeus ovos de ouro”.
Para os que mantêm a carreira profissional sob controle, o sucesso é líquido e certo.
Portanto, desejo sucesso a todos.
Cícero da Conceição Nunes é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Psicologia Organizacional, com cursos voltados a aplicabilidade da estatística em sua área de atuação.