Estilo de liderança
Qual é o seu?
por Cícero da Conceição Nunes
“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.” Romanos 13: 1.
Quando meditamos no texto acima, extraído da Bíblia, podemos questionar: “Se Deus é tão bom e conhecedor de tudo que acontece e acontecerá, porquê Ele concede o poder a líderes que não serão bons? A história está repleta deles, não é mesmo?
Bem! A resposta é relativamente simples: “O poder de escolha individual.”
O líder deve escolher o caminho a seguir. E cada um possui um estilo, um padrão de conduta que está intrinsecamente ligada à sua índole, ao seu caráter.
Líder que nasce líder possui linhagem, título, família etc. O que acorda líder quer seja por oportunidade ou surpresa inesperada, precisa de ajuda para liderar. Entretanto, em ambos os casos, a escolha de como conduzir os comandados é sempre do líder empossado.
Coloco abaixo alguns estilos de liderança para meditação e escolha:
1. Autoritário - aquele que determina o que e como fazer, exigindo dos liderados obediência total. É soberano, déspota, crítico, falador e mau ouvinte. Subestima e diminui os comandados.
Conseqüência: Os liderados são medrosos e hostis.
2. Indeciso - Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como está, para ver como é que fica”.
Conseqüência: Desorganização, insegurança e sem direção.
3. Democrático e Participativo - É o líder do povo, pelo povo e para com o povo. Preocupa-se com participação, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões, pondera antes de agir. Aquele que define, com os liderados, as diretrizes, caminhos e técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios.
Conseqüência: Interação, participação, colaboração, comprometimento, envolvimento e entusiasmo.
4. Liberal - Aquele que participa o mínimo possível do processo decisivo. Dá total liberdade aos liderados para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativa, conduz à distância.
Conseqüência: Pouca coesão, sem direção ou rumo, acéfalo.
5. Situacional - É aquele que assume controle da situação independente do seu título ou posição. A postura deste líder brota ante a dificuldade enfrentada. Tem a visão do todo e está pronto para conduzir os liderados a uma solução viável e oportuna. Em geral é o herói.
Conseqüência: União, segurança, direção.
6. Emergente - É aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades específicas para alcançar os objetivos propostos e esperados. É aquele que reúne competências técnicas e comportamentais identificadas como necessárias para as atividades esperadas.
Conseqüência: Esperança, participação, colaboração, técnica e conhecimento.
Portanto, quer seja você pai, mãe, professor, gerente, diretor, presidente ou simplesmente um herói do dia-a-dia, lembre-se que esse poder lhe foi conferido por Deus e que você tem uma responsabilidade na condição de seus liderados.
Receber o título de “bom líder” está em suas mãos, nas escolhas que fizer a partir de agora. Responsabilidade e respeito aos liderados são essenciais para uma gestão de excelência.
Sucesso em sua liderança! Seja ela qual for.
Cícero da Conceição Nunes é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Psicologia Organizacional, com cursos voltados a aplicabilidade da estatística em sua área de atuação.